A ocorrência foi registrada por volta das 5h desta sexta-feira (27), sob chuva, e, até o momento, apenas uma faixa foi liberada.
De acordo com o Centro de Controle de Informações (CCI) da Artesp, o motorista do veículo relatou que reduziu a velocidade ao se deparar com lentidão no trecho.
Ao tentar parar, utilizou o freio de mão, mas ao retirar o pé do freio convencional, o cavalo mecânico perdeu a estabilidade, formando o chamado “efeito L” – quando a cabine e o reboque se dobram, criando um ângulo agudo.
A manobra descontrolada resultou na colisão contra a mureta de concreto da via.
Apesar do forte impacto e da posição crítica em que o veículo ficou parcialmente sobre a mureta de separação, o condutor saiu ileso.
Equipes da Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, atuaram na remoção da carreta com apoio da Polícia Militar Rodoviária. A operação de retirada foi concluída por volta das 7h40.
A interdição total durou aproximadamente 3h30 e provocou um extenso congestionamento que ainda se estende do km 55 ao km 47, segundo a Artesp. Contudo, às 8h30, a primeira faixa foi liberada, aliviando o tráfego na pista norte, que teve fluxo desviado por acessos alternativos. Logo após, às 9h20 a outra faixa ficou livre.
A carreta foi acomodada pela área de recuo, aguardando recurso da empresa, vindo de Santo André. Durante o bloqueio, a Operação 5×3 foi acionada: a pista norte da Imigrantes no sentido São Paulo, enquanto as pistas sul da Anchieta e Imigrantes no sentido litoral.
Comentários: