Espaço para comunicar erros nesta postagem
As tarifas de pedágio de mais de 30 rodovias concedidas no Estado de São Paulo serão reajustadas a partir de 1º de julho, incluindo o pedágio da Rodovia Anchieta e Imigrantes. Por conta da mudança, o Governo de São Paulo publicou, neste sábado (27), um tira-dúvidas sobre o reajuste das tarifas.
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o aumento anual está previsto nos contratos de concessão e, neste ano, foi calculado com base na variação acumulada de 4,72% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrada entre junho de 2025 e maio de 2026.
Segundo a Artesp, o reajuste será aplicado às concessões firmadas pelo Governo do Estado até 2017. Nesses contratos, a atualização das tarifas ocorre tradicionalmente em 1º de julho, conforme regra adotada desde o início do Programa de Concessões Rodoviárias, em 1998.
Já nas concessões mais recentes, o reajuste segue uma dinâmica diferente. Os contratos já preveem a implantação do sistema Siga Fácil, baseado em pórticos eletrônicos de cobrança automática por meio da leitura da placa ou da tag do veículo. Nesse modelo, a atualização tarifária é realizada na data de aniversário de cada contrato de concessão, permitindo também a cobrança proporcional ao trecho efetivamente percorrido pelo motorista.
Todos os pedágios vão ficar mais caros a partir de 1º de julho?
O reajuste de 1º de julho não vale para todas as rodovias do estado, só para os contratos das concessionárias das 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além das concessionárias Rodoanel Oeste, SPMAR, Tamoios e Entrevias (com reajuste a partir de 6 de julho), conforme a homologação da Artesp. As demais concessões reajustam em outras datas ao longo do ano.
Os pedágios dos pórticos do Siga Fácil vão subir a partir de 1º de julho?
Os novos pórticos do Siga Fácil fazem parte das concessões mais recentes, que cobram por trecho percorrido, e não entram no reajuste dos contratos antigos, que serão aplicadas a partir de 1º de julho. Em algumas dessas concessões, a tarifa até cai: na Rota Mogiana, a praça de Jaguariúna passa de R$ 17,60 para R$ 8,80 a partir de 1º de julho, com reduções também em outras praças da região.
Os reajustes vão ultrapassar a inflação do período?
O reajuste corresponde à variação da inflação prevista em cada contrato de concessão. Para as concessionárias da 1ª e 2ª fases do Programa Estadual de Concessões, além do Rodoanel Oeste, SPMAR e Entrevias, o reajuste é de 4,72%, correspondente à variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026.
Para a Rodovia dos Tamoios, foi homologado reajuste provisório de 5,08%. O contrato de concessão da rodovia prevê a utilização do IPCA de junho como índice de reajuste. Como o indicador é divulgado apenas ao longo de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Artesp utiliza inicialmente o IPCA de maio para aplicar o reajuste junto com as demais concessionárias. Após a divulgação do índice de junho, a agência refaz os cálculos e verifica se será necessário algum ajuste na tarifa.
O reajuste que vale a partir de 1º de julho tem a ver com os novos pórticos?
O reajuste é a revisão tarifária anual prevista em contratos de concessão anteriores, que foram firmados até 2017. A medida vale com ou sem a instalação dos pórticos.
O reajuste é uma decisão do Governo de SP para arrecadar mais?
O reajuste está previsto nos contratos de concessão, corrigindo a inflação todos os anos. O mecanismo é aplicado desde 1998 e serve para manter os contratos equilibrados e custear as obras, a conservação e a segurança nas rodovias.
Os novos pórticos acabam com as paradas nas praças de pedágio?
A cobrança passa a ser feita pelos pórticos instalados ao longo da rodovia, sem cancela e sem necessidade de parar. As praças físicas de pedágio são substituídas pelo sistema eletrônico Siga Fácil, o que dá mais fluidez ao trânsito.
E quem não tem tag? Pode andar nas rodovias concedidas?
Claro que sim! As rodovias que já possuem pórticos eletrônicos de cobrança tem um sistema identifica pela placa e você pode pagar depois, pelo site ou app da concessionária. Os veículos passam livremente pelos pórticos, sem cancelas ou necessidade de reduzir a velocidade. Para quem usa tag, o valor é debitado automaticamente junto a sua operadora no seu meio de pagamento.
Para quem não tem tag, a identificação é feita pela placa do carro. Você tem até 30 dias para quitar o pagamento após a passagem pelo(s) pórtico(s). O Governo de SP possui um site oficial e único para consulta de débitos (clique aqui para acessar). Neste espaço os motoristas digitam a placa do veículo e consultam se possuem algum débito com alguma concessionária e podem fazer o pagamento. Além disso, os pagamentos também pode ser feitos no site das concessionárias.

Plantão Guarujá