Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, o mar está agitado desde a madrugada de terça-feira (29). Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram altura significativa das ondas acima de 3m na Baía de Santos, com o maior valor registrado de 3,98m na tarde de terça. No mesmo horário, o nível do mar atingiu 1,92m na orla e 2,12m no interior do estuário. A ressaca encheu canais e atingiu avenidas de Santos. No entanto, as vias já foram desobstruídas.
De acordo com o NPH-Unisanta, as ondas, com direção de sul e sul-sudeste, podem ultrapassar 3m na orla de Santos e São Vicente até o fim desta quarta-feira (30) e nos demais municípios da Baixada Santista até a madrugada desta quinta (31).
Ao longo da quinta-feira, as ondas tendem a diminuir na Baía de Santos e podem superar 2m até a manhã de sexta-feira (1º) nos demais municípios da Baixada Santista.
Com relação ao nível do mar, haverá diminuição ao longo dos próximos dias, com pico de 1,3m em toda a região de orla da Baixada Santista e 1,6m no interior do Estuário de Santos e São Vicente, sendo o nível do mar máximo previsto para a tarde de quarta às 17h, representando aumento de 20cm em relação à tábua de marés.
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado de alerta na região da orla se mantém na Baixada Santista devido à previsão de altura significativa das ondas acima de 3m até a madrugada de quinta. Na região do interior do estuário, o nível do mar deve permanecer abaixo de 1,8m, o que indica probabilidade baixa de inundação nesta região nos próximos dias.
Se as previsões se confirmarem, os impactos nas estruturas urbanas e inundações costeiras pontuais durante os períodos de maré alta devem diminuir gradativamente até sexta.
Comentários: