Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promoveu uma ação especial de rastreio e prevenção de complicações relacionadas à doença. Realizada no Ambulatório de Referência de Especialidades (ARE), a iniciativa foi gratuita e contabilizou 663 atendimentos para 103 pessoas, ofertando exames, avaliações especializadas e orientações multiprofissionais à população.

Logo na chegada, os participantes realizavam o cadastro e passavam por uma triagem ao ar livre, onde aferiam a pressão arterial e realizavam as primeiras avaliações. Em seguida, eram encaminhados para o interior da unidade, onde passavam por exames mais específicos e recebiam atendimento de uma equipe multiprofissional.

Entre os serviços disponibilizados estiveram exame de glicemia glicada, avaliação do pé em risco, avaliação de perda da sensibilidade protetora por meio do monofilamento de 10 gramas, avaliação da diminuição da sensibilidade com diapasão e análise da circulação arterial por meio do Índice Tornozelo-Braquial (ITB).

Publicidade
Publicidade

Leia Também:

A programação também incluiu avaliação nutricional, avaliação da marcha para identificação de riscos de quedas e lesões, orientação sobre exercícios físicos, orientação nutricional e encaminhamentos conforme a necessidade clínica de cada paciente. Parte dos pacientes saiu do local com terapia medicamentosa e 40% saíram com encaminhamento para exames e atendimento prioritário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles ainda puderam desfrutar de um coffee break ao ar livre.

Moradora da Enseada, Severina da Silva Pinheiro participou da ação após saber da iniciativa por meio do filho, que viu a divulgação na Internet. “Assim que ele viu que aconteceria essa ação especial, me avisou. Fui diagnosticada com diabetes há 17 anos, então sei bem o quanto precisamos nos cuidar. Estou achando essa ação maravilhosa e muito necessária para quem precisa tratar essa doença.”, afirmou.

A chefe de departamento da Atenção Especializada, Luciana Saião, destacou que o objetivo é fortalecer a prevenção. "O diabetes é uma doença que exige atenção permanente e acompanhamento adequado. Nosso objetivo é promover prevenção com fácil acesso da população, trazendo diversas avaliações especializadas”, salientou.