A região entrou, na última quarta-feira (8), em alerta para deslizamentos devido ao encharcamento do solo por conta das fortes chuvas.
Os acumulados podem chegar a 50 milímetros, com ventos de até 60 km/h. Embora o risco de alagamentos e queda de árvores seja considerado baixo, o principal ponto de atenção é o risco geológico, especialmente em áreas de encosta.
A Defesa Civil orienta que moradores de regiões de risco na Baixada fiquem atentos a sinais de deslizamentos, como trincas em muros e pisos, portas e janelas emperradas e barulhos vindos do solo. Em caso de emergência, a recomendação é acionar imediatamente o órgão pelo telefone 199.
Publicidade
Deixe sua casa imediatamente se:
- Identificar rachaduras em muros ou paredões. As fissuras podem indicar instabilidade na estrutura de casas e encostas.
- Perceber escoamento de água barrenta de encostas. Isso pode ser sinal de um deslizamento de terra prestes a acontecer.
- Ouvir estalos em blocos e rochas ou ver trincas em solo ou nas paredes. Essas movimentações também podem sinalizar um deslizamento. Se estiver dentro de casa, observe se as janelas e portas ficaram emperradas, pois isso também pode sinalizar risco estrutural.
- Ver postes ou árvores inclinados ou muros “com barriga”. Essas deformações são indicativos de deslocamento do solo ou estrutura comprometida.
- O número da Defesa Civil de São Paulo é 199 e ele deve ser acionado em todas as situações acima. Outro número importante para se ter em mãos é o do Corpo de Bombeiros: 193.
Comentários: