Plantão Guarujá

MENU

Notícias / TEMPO

Defesa Civil emite alerta para temporais com rajadas de vento de até 90 km/h na Baixada

Um vendaval, com rajadas próximas a 140 km/h, atingiu a Baixada Santista no fim da tarde deste domingo (21), provocando destruição em cidades da região.

59
Defesa Civil emite alerta para temporais com rajadas de vento de até 90 km/h na Baixada
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 A condição climática se mantém para a tarde desta segunda-feira (22), de acordo com a Defesa Civil do Estado. Os ventos intensos na região costeira, desta vez associados à previsão de chuva volumosa, maré elevada e mar agitado, com ondas entre 2,0 m e 3,0 m, são resultado do avanço de uma frente fria.

O alerta para temporais é válido para a Capital, Região Metropolitana de São Paulo, litoral e centro-oeste. Os ventos podem chegar até 90 km/h. Nas próximas horas, a instabilidade deve atingir a Grande SP, trazendo potencial de episódios de tempestade severa. Também há previsão de raios e de granizo em algumas regiões.

Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta e da Sala de Situação da Baixada Santista, o nível do mar poderá alcançar 1,8 m em toda a orla da Baixada e 1,9 m no interior do estuário (Santos, São Vicente e Cubatão), com altura máxima prevista para terça-feira (23), às 2h. Esse valor representa um aumento de até 20 cm em relação à tábua de marés.

Publicidade

Leia Também:

Quanto à altura significativa das ondas, o mar ficará agitado na Baía de Santos e nas demais cidades da Baixada Santista, com ondas do quadrante sul que podem ultrapassar 2,0 m de altura significativa entre segunda-feira e quinta-feira (25).

De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras do Estado de São Paulo e de Santos, o estado é de Atenção para toda a região da orla dos municípios da Baixada Santista e para o interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão, devido à previsão de nível do mar entre 1,8 m e 2,0 m e de ondas entre 2,0 m e 3,0 m.

Previsão do tempo

Para esta segunda-feira, há previsão de chuva de forte intensidade e com volume significativo, principalmente à tarde e no fim do dia. O vento também deve se intensificar com a chegada de novas instabilidades, com risco de rajadas de até 90 km/h. Apesar do mau tempo, a sensação térmica continuará abafada, com temperaturas entre 19 °C e 28 °C.

Na terça-feira, o tempo ficará nublado, com temperaturas variando de 18 °C a 20 °C e chuvas em alguns períodos, mas com menor intensidade e persistência em relação à segunda-feira. A região continuará recebendo aporte de umidade, favorecendo a formação de nebulosidade e chuvas intermitentes na quarta-feira (24) e na quinta-feira (25), mas com precipitações de baixo volume. Os termômetros devem oscilar entre 16 °C e 21 °C.

Caso as previsões se confirmem, há possibilidade de inundações costeiras e alagamentos durante os períodos de maré alta, principalmente no interior do estuário. Esses eventos podem ser potencializados pela chuva forte e pelos ventos intensos. Não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas devido à ação das ondas.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar até o fim de semana. Cabe ressaltar que as informações deste boletim são baseadas em modelos numéricos e podem sofrer alterações ao longo dos dias. Mais detalhes das previsões por município estão disponíveis em no site.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )