Já fora da UTI, Telma segue internada em um quarto no Hospital SerPiero, onde realiza tratamento medicamentoso e fisioterapia.
Segundo a assessoria da ex-prefeita, “Telma tem demonstrado disposição crescente, comunicando-se com a equipe médica, familiares e amigos, e realizando atividades de forma independente”. A expectativa é que, em breve, ela poderá dar continuidade à recuperação em casa.
“O Instituto Telma de Souza agradece, mais uma vez, o carinho e as mensagens de apoio recebidas nos últimos dias”, completa a nota da equipe da petista.
A ex-prefeita foi socorrida pelo Samu no último dia 1º (quarta-feira), após sofrer um mal súbito em sua residência, no bairro Embaré. Inicialmente, Telma recebeu atendimento ambulatorial pelo plano Santa Saúde e, em seguida, foi transferida para o Hospital Beneficência Portuguesa, onde o AVC foi constatado.
Trajetória política
Pedagoga e advogada, Telma de Souza é pós-graduada em Psicologia da Educação pela PUC/SP, com extensão universitária na Inglaterra e estágio na Alemanha. Concluiu mestrado em Saúde Pública e é professora de Políticas Públicas em Santos. É uma das fundadoras do PT nacional e de Santos.
Iniciou sua luta política pela redemocratização do país e no movimento dos professores na Baixada Santista, na Apeoesp. Foi eleita vereadora pela primeira vez em 1982. Já exerceu mandato na Assembleia Legislativa (eleita em 1986), interrompido em 1988, quando assumiu a Prefeitura de Santos.
Obteve cerca de 90 mil votos nas eleições à Câmara dos Deputados em 2006, tendo sido a primeira suplente. Em 2008, tornou-se a vereadora mais votada na história de Santos. Em 2010, elegeu-se deputada estadual com 90.361 votos.
Na última eleição para prefeito de Santos, Telma ficou no terceiro lugar, atrás de Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL).
Comentários: